Já parou para pensar se suas fontes de conhecimento(jornais, revistas, programas, internet) são confiáveis a ponto de ser 100 % certas? Realmente não dá para saber já que estamos cercados de boatos e mentiras. Até mesmo o programa considerado o maior jornal televisivo do Brasil, pode estar te escondendo coisas. Isso ocorre porque o homem é facilmente manipulado e muitas vezes não procura saber a verdade dos fatos.
Então, o que fazer se o recomendado por todos é pesquisar informações e assistir ao noticiário? Apesar de nem sempre conter toda a verdade, devemos sim saber o que ocorre no mundo, porém com a mente aberta, ou seja, ser crítico, ir a fundo das informações, procurar fontes diversificadas de conteúdo. Se você assiste a apenas um noticiário, vai ter um certo momento em que a política daquele programa não o permita dizer tudo, por isso quem deve procurá-las e interpretá-las é o próprio telespectador.
Há programas em que a crítica não é clara, pois faz o uso de humor, piada, ironia, metáforas, maquiando o real sentido da mensagem. A série norte-americana muito conhecida entre os brasileiros, Os Simpsons, está recheada de críticas políticas, religiosas e, principalmente, sociais, mas está implícito nas piadas e ignorância das personagens. Um exemplo brasileiro são bandas como Legião Urbana e Engenheiros do Hawaii, em que usam e abusam do duplo sentido nas suas letras para expressar um grito de protesto.
Aproveite para procurar. Conheça aquilo que vê.Oportunidade é o que não falta, o que falta é cidadãos de mentes abertas dispostos a questionar.
O conteúdo é deles, mas a interpretação é sua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá pessoal ! Ao fazer comentários, não faça feio, utilize as palavras certas !