O Parlamento Juvenil do Mercosul é um projeto de participação juvenil que teve origem no Uruguai e é apoiado por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela. Ele propõe contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, dando-lhes ferramentas para que participem ativamente dos grupos e comunidades de que fazem parte.
Os parlamentares juvenis estaduais tem mandato de 2 anos e durante esse período participam de diversas ações de integração e formulação de propostas para melhoria do ensino médio.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais em apoio ao projeto Parlamento Juvenil do Mercosul, realizará a seleção de 03 (três) alunos do ensino médio da rede estadual de ensino para serem os representantes parlamentares estaduais.
Seleção Estadual
Os três alunos selecionados participarão da Seleção Nacional a ser realizada entre os dias 04 a 07 de junho de 2014 em Vitória. Neste momento serão discutidos os temas referentes ao ensino médio que queremos e ainda a eleição nacional do novo representante mineiro do Parlamento Juvenil do Mercosul.
Para tanto, poderão participar da seleção estadual alunos que:
- Estejam cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio da rede estadual;
- Tenham idade entre 14 a 17 anos em 2014;
- Tiveram alguma experiência de participação em projetos sociais anteriores;
- Tenham liderança e oratória;
- Reconheçam a realidade sócio cultural de seu estado;
Critérios para a seleção
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais selecionará 1 (um) jovem do sexo masculino, 1 (uma) jovem do sexo feminino e 1 (um ou uma) jovem que represente a diversidade brasileira, ou seja, adolescentes negros, indígenas, moradores de comunidades populares, ou das áreas e portadores de deficiência.
O processo de seleção contará com duas etapas:
1º Etapa:
Os candidatos deverão encaminhar a essa superintendência uma redação com o tema “Ensino Médio que queremos”. O documento deverá ser encaminhado até o dia 07 de maio de 2014 pelo seguinte email ensinomedio@educacao.mg.gov.br.
A SEE-MG entrará em contato com 10 (dez) alunos classificados por esta etapa no dia 09 de maio de 2014, para isso é necessário que o aluno identifique na redação a escola a qual esteja cursando o ensino médio.
O aluno deverá ainda identificar no documento a ser encaminhado se irá concorrer dentre a vaga destinada ao (a) jovem que represente a diversidade brasileira.
2ª Etapa:
Os alunos classificados na primeira etapa deverão elaborar um vídeo de 2 minutos justificando o interesse em ser o parlamentar juvenil representante do estado de Minas Gerais.
O vídeo deverá ser encaminhado a essa diretoria até o dia 13 de maio de 2014.
Desses, serão selecionados os 3 (três) jovens que melhor expressarem o tema abordado.
O Encontro Nacional
Para o encontro dos jovens selecionados na etapa estadual a ser realizado em Vitória nos dia 04 a 07 de junho de 2014, estão previstas atividades de integração, formação de grupos de trabalho para discussão de eixos temáticos baseados no tema “O ensino médio que queremos”, e por fim, um momento de eleição, onde os jovens elegerão entre si seus representantes.
Todas as despesas referentes a seleção nacional, como passagens aéreas, hospedagem, traslados e alimentação, serão custeados pelo Ministério da Educação – MEC.
Mais informações: (31) 3915 - 3513 / (31) 3915 - 3473
E aí, vão perder essa oportunidade? Corram que o tempo está acabando!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá pessoal ! Ao fazer comentários, não faça feio, utilize as palavras certas !