quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Literatura e cinema em O Hobbit






“É estranho, mas as coisas boas e os dias agradáveis são narrados depressa, e não há muito que ouvir sobre eles, enquanto as coisas desconfortáveis palpitantes e até mesmo horríveis podem dar uma boa historia, e levar um bom tempo para contar.”

                                                                                                            O Hobbit


É interessante compararmos os livros de J.R.R Tolkien, com as adaptações cinematográficas  destas obras dirigidas por Peter Jackson, para entendermos as diferenças entre literatura e cinema.  Parece que a linguagem literária permite um desenvolvimento mais complexo e aprofundado da trama e dos personagens, enquanto que a linguagem cinematografia muitas vezes é obrigada resumir a história ou atender ao gosto do público ou à necessidade de movimento típica das telas, não se pode julgar, foi uma “simples” jogada de marketing. Assim, houve realmente modificações desnecessárias na adaptação, como a aparição dos Elfos em uma batalha de tirar o fôlego, ou até mesmo Bilbo salvando Thorin, entre muitas outras, o publico quer ação com um pouco de romance, nesses aspectos a saga está na “medida certa”. E os fãs, como ficam? P. Jackson nos deu a oportunidade para conhecermos novos aspectos sobre a Terra-Média, nos deu a oportunidade de pensar, criticar de forma civilizada e amar ainda mais o universo Tolkien.

 O ultimo filme da trilogia Hobbit foi lançado dia 11 de dezembro, incluindo é claro, o possível fim da era média, podemos dizer que será o fim de Tolkien nos cinemas? Mas é claro que não. Há relatos de que existiriam obras de Tolkien que ainda não foram publicadas,  e há livros já lançados, como, Os filhos de Húrin, podemos esperar filmes fantásticos, em universos fantásticos.




“Você perguntou-me uma vez, se eu tinha lhe contado tudo sobre minhas aventuras. Honestamente posso dizer que contei a verdade, talvez eu não tenha contado toda ela.”      
O Hobbit

Os créditos de O Hobbit e a batalha dos Cinco Exércitos aparecem ao som da musica The Last Goodbye (O Último Adeus), cantada por Billy Boyd (O peregrin Tûk, no O Senhor dos anéis), com certeza, Peter queria fazer os fãs se emocionarem. Isso seria um último adeus para Jackson e sua incrível direção cinematográfica perante o fantástico mundo de Tolkien, mas com certeza não um adeus para as historias, os livros e filmes sobre a Terra-Média irão permanecer com os fãs para sempre, e atravessará gerações. Por mais que talvez não voltemos a nos sentar em frente à tela do cinema para ver as extraordinárias aventuras de Bilbo e Frodo, as duas trilogias deixaram sua eterna marca nos fãs, são uma lenda, e uma lenda que nunca irá morrer.                                                                                                  

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal ! Ao fazer comentários, não faça feio, utilize as palavras certas !