Pois é, as aulas voltaram, pessoal! …
…E com elas, o bom e velho uniforme, vestimenta que foi adotada pela primeira vez pela Escola Normal em 1890, inspirada na padronização rígida do exército. Nas décadas de 20 e 30 se tornaram bastante comuns ao serem adotados pelas escolas mais tradicionais, mas só nas décadas de 40 e 50 passaram a ser obrigatórios.
![]() |
Uniforme da escola Caetano de Campos (SP), em 1958 |
Hoje em dia, além desses significados, o uniforme simboliza uma série de medidas que a escola adota em prol do aluno, tais como:
- economia e praticidade: o uniforme poupa as roupas normais, evitando seu desgaste precoce;
- segurança e referência: além de evitar que pessoas não pertencentes à instituição infiltrem-se no ambiente, permite que cidadãos e membros da guarda local identifiquem os jovens na rua e em possíveis situações de perigo; também colabora contra a evasão escolar;
- igualdade: a padronização dos alunos evita a expressão de desigualdades sociais entre os alunos, desestimula as disputas por status e consumismo, além de evitar violências psicológicas mais sérias, como o Bullying;
- respeito: sugere disciplina, respeito às regras e evita o uso de vestimentas inapropriadas ao ambiente.
Porém, nem todos os alunos gostam da ideia e reclamam do visual padronizado, que não permite a expressão de seu estilo, e da “mesmice” do dia a dia. É por isso, que o post de hoje tem algumas dicas pra você quebrar essa “rotina visual” mantendo o bom cumprimento das regras escolares, vamos lá?
Rosto:
A maquiagem é um modo de mostrar seu estilo e se diferenciar, por isso, muitas meninas gostam de usá-la para ir à escola, principalmente naqueles dias em que a pele não está muito boa. Mas, atenção: deve-se ter cuidado para não exagerar.
Uma boa pedida é uma maquiagem mais básica:
![]() |
Aposte numa maquiagem mais leve como a da Taylor. |
- Antes de tudo é preciso cuidar do rosto, por isso é preciso higienizar a pele com as loções de limpeza, tônicos faciais e adstringentes adequados à sua pele, além de passar o protetor solar.
- Se você gosta de usar corretivo, comece com ele, corrigindo as imperfeições e nas pálpebras, dando leves batidinhas para não acumular pigmentação no local.
- Use um pincel para espalhar bem a base, deixando a cor bem uniformizada. Se preferir finalize com um pouco de pó compacto, ele vai tirar um pouco do brilho da base e deixar sua pele mais aveludada.
- Para as adeptas do blush: usar com moderação. Ele deve ser aplicado na maçã do rosto apenas para dar um vida à sua maquiagem, criando uma aparência saudável.
- Nos olhos, o rímel sozinho já dá uma ótima levantada no olhar, porém um lápis preto (não muito forte) na parte interna dos olhos ou um delineado básico também são ótimas opções.
![]() |
Cabelos:
Tem sempre aquele dia em que o cabelo não está do jeito que a gente gosta, não é? É aí que os clássicos rabo de cavalo, coque alto e trança nos salvam! E para te dar uma inspiração, ai vão alguns modelos de penteados bem práticos para você usar.
![]() |
Para quem não gosta do cabelo totalmente preso, esses são penteados super bonitos e fáceis. |
Tranças nunca saem de moda e qualquer um consegue fazer, mas se você estiver cansada do penteado tradicional, a trança em tiara poderá ser uma boa opção:
- Pegue uma mecha da frente do seu cabelo e divida-a em três.
- Entrelace as três partes uma vez e, depois, cada vez que for usar uma das mechas para entrelaçar, pegue um pouquinho de cabelo de baixo e solte uma mecha da sua trança para que essa parte fique solta.
Outra opção é um penteado com o cabelo mais preso. Nesse segundo passo a passo a modelo misturou uma trança embutida e rabo de cavalo preso com o próprio cabelo:
- Separe uma pequena mecha na parte de baixo do cabelo.
- Faça uma trança embutida, ou a de sua preferência, até o começo da nuca. Prenda com um elástico mais fino.
-Pegue a mecha que você havia separado e faça uma trança com ela.
- Passe a trança sobre o elástico, envolvendo a parte do cabelo que está presa de modo que o elástico não fique visível.
- Prenda com grampos a sua trança no elástico deixando-a bem firme. Tente não deixar os grampos à mostra.
Dica: Você também pode usar tiaras e lenços para darem um toque no seu visual sem precisar de nenhum penteado.

Outra boa notícia é que o coque não tem preconceitos: fica bom em qualquer tipo de cabelo. Pode ficar mais de ladinho, um pouco mais despojado, ou mais trabalhado, porém o queridinho das mulheres tem sido o coque alto, que deixa o rosto mais à mostra e dá um ar mais moderno ao look.
Acessórios:
Outra maneira de se diferenciar é apostar nos acessórios: anéis, brincos, colares, pulseiras, lenços, tênis e mochilas.
Outra boa pedida é dar uma renovada no material escolar: você pode customizar sua mochila, seus cadernos e tênis. E não precisa de muito, alguns spikes ou botons e fica tudo novinho em folha, além de ser ecologicamente correto, como eu disse no post anterior (lembra das técnicas de upcycling?).
Dica: Para quem está cansada dos cadernos ou acha que a capa está muito desgastada, cole imagens* bem bacanas na sua capa, preenchendo-a por completo, e encape com papel contact, vai ficar novinho em folha!
*o resultado fica melhor usando páginas de uma revista de histórias em quadrinhos.
Bem, agora vocês já têm tudo para arrasar logo cedinho! Espero que tenham gostado das dicas.
Boas aulas e que este semestre seja ainda melhor que os outros!
Fonte das Imagens e Gifs: R7 Notícias / Capricho / Tumblr / Google Imagens
Isso ai Mariah! Muito bom senso! =D
ResponderExcluirArrasou de novo
Ah, obrigada Carla! Fico muito feliz e espero que volte mais vezes :D
Excluir