No último post começamos nossas dicas para ter uma redação e um look nota 1000 . Utilizando o contexto do primeiro encontro, falamos sobre tema e abordagem, planejamento, coerência e coesão. Neste post continuaremos com a contextualização e com as nossas dicas, vamos lá?
Se você já leu as dicas do post anterior, não pare por ai! Pois, tem muito mais !!! |
Seguindo as primeiras dicas, sua amiga e sua redação já melhoraram bastante e já passaram a seguir regras básicas, agora é preciso ter um estilo a seguir.
Como foi dito na dica sobre coerência, é importante que sua redação siga uma mesma linha de raciocínio, porém ela também precisa ter um padrão quanto ao modo de abordagem. Você pode se utilizar dos fatores de causa e consequência para desenvolver o tema proposto ou dos prós e contras do mesmo. É importante também que se escreva em terceira pessoa, pois sua redação deve ter um estilo impessoal, mas de opinião.
Do mesmo modo, sua amiga precisa ter um estilo quanto à roupa que irá vestir. Como a primeira impressão conta muito, é preciso que ela mostre logo quem ela é, além disso, ela precisa se sentir confortável com o que veste.
Tanto a sua amiga como a sua redação precisam mostrar que são únicas e o estilo é fundamental para isso!
6- Argumentos de Autoridade
Pode comemorar, policial! Autoridades são fundamentais para enriquecer uma redação. |
Procurar em blogs de moda, principalmente nos mais conhecidos, sobre dicas ou comentários de looks é sempre bom quando não se sabe o que vestir. No caso da sua amiga, mostrar para ela a opiniãoo de alguém que entende do assunto poderia fazê-la mudar de ideia sobre a roupa que vai vestir.
O mesmo deve acontecer na sua redação, uma vez que o objetivo dela é convencer o interlocutor de que a sua tese é a melhor visão sobre o assunto. Para isso, o uso de argumentos de autoridade, ou seja, afirmações de pessoas importantes, podem ser fundamentais para o seu texto. Além disso, o uso desses argumentos também mostram que seu conhecimento de mundo é amplo e bem aplicado.
Anna Wintour (editora chefe da vogue americana), Coco Chanel (estilista francesa do séc. XX) e Costanza Pascolato (consultora de moda ítalo-brasileira) são importantes autoridades do mundo da moda. |
7- Proposta de intervenção
Digamos que após ler o argumento de uma autoridade do mundo da moda sua amiga esteja convencida de que seu modelito não está bom, qual o próximo passo?
Numa redação ou na escolha de um look não basta criticar, é preciso apresentar também uma solução. Você pode escolher algumas peças, combiná-las e dar algumas opções de figurino, observando as dicas anteriores, para que sua amiga possa colocar uma delas em prática.
Na redação o mesmo deve ser feito. Você deve apontar medidas de intervenção que solucionem cada problema exposto ao longo do texto, tomando cuidado para que suas propostas sejam completas. Tais medidas podem vincular o governo, o indivíduo, a sociedade e a mídia como agentes, e devem trazer claramente qual será a ação e como executá-la.
8- Título
Após um look todo montado, sua amiga está de acordo com todas as dicas, mas ainda assim parece faltar alguma coisa: na certa deve ser um acessório!
O acessório, ao contrário da blusa, da calça e do sapato, não é uma peça obrigatória, afinal não é nenhum atentado ao pudor andar sem um anel ou um brinco pelas ruas, nem mesmo te deixaria sujo ou machucado, como faria se andássemos descalços. Porém, os acessórios são fundamentais!
Um bom brinco, uma bolsa, um colar, uma pulseira ou um cinto podem fazer toda a diferença no figurino, chamando atenção para alguma parte do corpo ou disfarçando algo que não goste. Além disso, eles enriquecem o seu “vocabulário visual” e são os detalhes do seu look.
Assim também é o título, ele pode deixar sua redação mais rica ou mais pobre, pode deixá-la mais completa ou desviar a atenção dela. Assim, preste bastante atenção na sua escolha, pois, além de tudo, o título é o “cartão de visitas” da sua redação, por isso, não utilize uma frase óbvia demais. Tente procurar uma pequena expressão que desperte curiosidade, mas que faça sentido ao fim da leitura.
O título não é obrigatório, mas faz toda a diferença!
DICA EXTRA:
Todas as inimigas vão ver seu 1000 na redação, pois com a leitura em dia o recalque passa longe! |
Assim como nós devemos sempre dar aquela conferida no espelho antes de sair, para ver se não há nenhum amarrotado ou um botão fora do lugar, é preciso ler e re-ler o seu texto, verificando se está tudo correto e coerente.
Agora você tem um 1000 e a fórmula para marcar no primeiro encontro na ponta dos dedos! |
Espero que tenham gostado, arrasado no primeiro encontro e tirado o tão sonhado 1000 na redação! Beijos e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá pessoal ! Ao fazer comentários, não faça feio, utilize as palavras certas !