segunda-feira, 30 de junho de 2014

O nosso Cartão Postal


O que você pensa quando falamos em Paris, ou Nova York? Certamente seria a Torre Eiffel e a Estátua da Liberdade. Assim como nós temos esse pensamento de cartão postal de uma cidade, a maior parte do mundo tem uma visão bem limitada quando o assunto é Brasil. Pensam que, diante desse enorme país, há apenas praias, carnaval, floresta Amazônica e, principalmente, o Cristo Redentor. Sabemos que não há só isso, mas, bem como dizem, se não podem derrotá-los, junte-se a eles.
No caso do Cristo Redentor, poucos conhecem a história ou se interessa por ela, mas esse é nosso marco, somos conhecidos, maiormente por conta dele, não seria certo apenas ignorá-lo.

Breve história do Cristo Redentor:
Inaugurado no dia de Nossa Senhora Aparecida – 12 de outubro de 1931 – este monumento retrata claramente a figura de Jesus Cristo que, por ser uma figura religiosa, trouxe diversas discussões entre as crenças. O monumento foi erguido para passar a mensagem de que a Igreja Católica está presente entre o povo brasileiro.
Essa estátua de 82 anos demorou cinco anos para ser erguida sendo que foi sugerida sua construção em 1859 pelo padre lazarista Pedro Maria Boss, à Princesa Isabel. No entanto, a ideia retomou-se efetivamente em 1921, quando se iniciavam os preparativos para as comemorações do centenário da Independência.

Curiosidades:
  • A quantia usada em sua construção foi dada pela campanha que arrecadou fundos durante dez anos.
  • O material do corpo do Cristo foi a argamassa armada composta por cimento, areia, açúcar e óleo de baleia.
  • Parte de seu manto foi moldada manualmente.
  • O trabalho final, no qual reveste a obra, era composto por pequenos triângulos de três centímetros.
  • Em sete de julho de 2007, o Cristo Redentor foi eleito como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, com mais de 100 milhões de votos.
  • O rosto do Cristo foi levemente inclinado para frente para uma demonstração de afeto pela sua cidade.

Saber suas origens, porque somos assim, qual o motivo de gostarmos tanto de futebol, de onde vem o carnaval, entre outros, é crucial, pois devemos conhecer nossas raízes, afinal você nasceu brasileiro, logo morrerá como o mesmo.


Veja este documentário sobre o Cristo Redentor: http://www.youtube.com/watch?v=s3daUPfDJOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal ! Ao fazer comentários, não faça feio, utilize as palavras certas !