quinta-feira, 26 de junho de 2014

A COPA DO MUNDO A OLHO NU



A Copa do mundo já está sendo disputada no Brasil. Mas não quero abordar as seleções, nem os jogadores que mordem, nem as “zebras” ou algo parecido. 
Vamos analisar as vantagens e desvantagens dessa Copa da forma mais leve possível, a olho nu.   

Vantagens:  

- Por ser o maior evento esportivo do mundo, o Brasil passa a ser mais conhecido por pessoas de vários locais do mundo. Desta forma, a cultura brasileira pode ser mais conhecida.
- A Copa do Mundo atrai grande quantidade de turistas para o país, gerando lucro para empresas (principalmente de hotéis e turismo) e empregos para os brasileiros.
- As exigências da FIFA para a realização deste evento, faz com que o país invista em infraestrutura (principalmente de mobilidade urbana) nas áreas próximas aos estádios onde serão realizados os jogos.
- Ampliação e reforma de aeroportos, melhorando as condições para os turistas e também para os brasileiros que utilizam o avião como meio de transporte.
- Conforme o balanço, as obras da Copa geraram 3.6 milhões de empregos diretos.
- Melhorias no sistema de telecomunicações, principalmente internet e celulares, visando atender a alta demanda durante os dias do evento. Estas melhorias serão usufruídas pelos brasileiros durante a após a Copa.

Desvantagens:

- Por causa de alguns prazos exigidos pela FIFA, muitas obras fora feitas às pressas, diminuindo a qualidade das construções.

- 83,6% da verba para realizar o evento foi retirado dos cofres públicos.
- Foi gasto quase 10 vezes mais que o previsto quando o país foi eleito como sede do Mundial.
- Alguns dos estádios construídos para a Copa só vão ser usados 4 ou 5 vezes e depois vão perder o uso pois em alguns lugares não existem times de futebol populares para encher um estádio e causar lucro. O que será um desperdício de dinheiro público (os banheiros de pássaros mais caros do mundo).
- Estádios superfaturados (o maior exemplo é o Mané Garrincha (Brasília), que foi de R$ 745 milhões para R$ 1,4 bilhão. O Tribunal de Contas (DF) apontou irregularidades, contestadas pelo governo).
- Não se faz Olimpíadas em estádios de futebol.


Fontes: UOL, Sua Pesquisa, Brasil Post, Placar, Otempo, bibliofest.blogsport.

Um comentário:

  1. Brilhante escritora e texto muito esclarecedor !!
    Perfeito !


    ResponderExcluir

Olá pessoal ! Ao fazer comentários, não faça feio, utilize as palavras certas !