Segundo sua definição:
"Um meme, termo criado em 1976, por Richard Dawkins no seu bestseller O Gene Egoísta, é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. é considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros). No que diz respeito à funcionalidade o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma auto propagar-se. [...] "
Resumidamente, um meme não é somente
aquelas carinhas engraçadas que vemos com muita frequência por ai, um meme é
toda ideia que se difunda à diversas pessoas, ou seja, aquilo que consegue
virar MODA.
O estudo realizado por Richard Dawkins
consiste em descrever os diversos estágios que uma ideia deve percorrer em
nosso cérebro até que seja finalmente implantada. Segundo ele existem forças
que afetam os memes e que definem se uma ideia terá maior ou menor influência
em determinada pessoa. Essas forças são classificadas em:
1. Experiência: Se um meme não
apresenta uma correlação com o universo de experiência de um indivíduo, então
será menos provável que este acredite nesse meme.
2. Felicidade: Se um meme faz com
que um indivíduo se sinta mais feliz, então será mais provável que acredite
nele (ex.: a ideia de que se será recompensando depois da morte pelos atos
cometidos em vida --- "faça assim e irá para o Paraíso depois da
morte").
3. Medo: Se um meme constitui
uma ameaça, os indivíduos podem ser levados a crer nele pelo medo. (é o exemplo
oposto ao anterior: "se você fizer isso, irá arder eternamente no
Inferno).
4. Economia: Se um meme tende a
ser portado por pessoas ou organizações que têm influência econômica, então o
meme provavelmente beneficiará uma maior audiência. Se um meme tende a aumentar
as riquezas de um indivíduo portador, provavelmente irá disseminar-se pela
mesma razão. Entre os memes deste tipo incluem-se ideias tão simples quanto a
de que "o trabalho duro é bom" e "as coisas mais importantes
devem vir em primeiro lugar".
5. Censura: se uma grande e poderosa organização
penaliza pessoas que expressam a crença em algum meme em particular ou queimam
livros que contenham esse meme, então ele será colocado numa situação de
desvantagem seletiva.
6. Conformidade e inovação: os memes podem
aumentar em frequência simplesmente por serem populares. É o caso do apego ao
tradicional e do repúdio ao novo - algo que se relaciona com um outro fator de
seleção, a felicidade relativa que decorre do nível de aceitação social. Em outros
casos, mais notoriamente na moda e em várias formas de arte memes podem tornar-se
populares pela razão oposta, isto é, por serem incomuns ou inovadores. Pode
neste caso haver uma relação mais ou menos direta com o mecanismo de seleção sexual.
Mas, o mais intrigante, é imaginar que essa expressão
surgiu a partir de um ESTUDO DETALHADO e tornou-se apenas ícones utilizados
para causar comicidades à certas expressões ou falas.
Ah que bacana!
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