quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Evasão Escolar

Por, Eduardo Matheus B. Almeida

Brasil, 190.755.799 habitantes distribuídos, 8ª economia global de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e com capacidade de se tornar uma das 5 maiores dentro de 10 anos. Desses habitantes 51,5 milhões são estudantes. São dados que revelam um gigante em números e quantidades, mas que, são equivalentes em grandiosidade no que diz respeito a evasão escolar.

Em séculos de descoberta do Brasil não descobriu-se a importância da educação na vida dos seres humanos, são déficits e inacessibilidades enormes que condizem com a realidade do país, a falta de investimentos necessários é uma das principais razões de a educação brasileira não ser interessante aos nossos alunos, escolas mal estruturadas fazem com que os alunos percam completamente a vontade de estudar ou de simplesmente freqüentarem uma sala de aula, professores sem motivação logo desmotivam suas turmas nos estudos.

Dados recentes do Censo Escolar de 2010 revelam que cerca de 10% dos alunos das escolas públicas brasileiras deixem seus estudos antes do término, um índice que é até então o maior do Mercosul, ou seja, o país mais rico desses é o que menos demonstra interesse na educação e seus princípios.

Em Minas Gerais não é diferente, de acordo com dados são cerca de 15,5% nas escolas públicas do estado. A evasão escolar em si não é um problema de um isoladamente, mas, sim, um problema de todos, pois é necessário saber que estudar, não é um ato isolado e sim um ato coletivo, devemos sentir a necessidade de ir até o estudo e de saber que é tão importante para a formação de um futuro promissor para qualquer um, embora muitos estejam começando com este interesse é preciso que este movimento se torne mutuo e de muita relevância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal ! Ao fazer comentários, não faça feio, utilize as palavras certas !