terça-feira, 19 de agosto de 2014

O que é, o que é que não sai de moda?

“Livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.”
                                                                                                                        - Caio Graco

  É fato que as tendências são inconstantes, sempre mudando de estação em estação, entretanto, há algo que nunca sai de moda e se torna cada vez mais necessário: a leitura.
Todo mundo é um leitor... Alguns apenas
ainda não encontraram seu livro favorito.

 Apesar do que muitos pensam, a beleza é, também, um reflexo do que você é, e dentro disso, do que você lê. Afinal, se você está lendo esse post é porque, provavelmente, se preocupa com o que veste; ou talvez não se preocupe muito com a leitura e, por isso, tenha uma camisa com uma frase da qual não sabe o significado. E mesmo que você não se encaixe em nenhuma das duas situações, saiba que livros constroem caráter e a falta deles constrói "vazios".

Livros são como o “pretinho básico”, combinam com tudo e todo mundo deve ter pelo menos um. São como “peças chaves”, fundamentais e bastante versáteis. Os livros, assim como as joias, devem ser exibidos, e assim como os sapatos novos, devem ser cuidados. A leitura é quase uma maquiagem, que sempre corrige as imperfeições e aparenta saúde, mas é também um acessório que te diferencia.
Pode comemorar Dumbledor, Harry Potter foi/é mesmo
um grande sucesso!
Devido sua importância e à riqueza de suas histórias, os livros têm ganhado cada vez mais espaço fora das prateleiras das bibliotecas. Harry Potter é um ótimo exemplo disso: a série literária escrita pela britânica J. K. Rowling, e que vendeu cerca de 600 milhões de exemplares até dezembro de 2011, foi adaptada para o cinema e arrecadou cerca de US$125,1 milhões em um fim de semana nos EUA só com o último filme da saga. 

 Tal sucesso inspirou ainda uma grife de roupas chamada Black Milk a lançar uma coleção em setembro de 2013 tematizada pelo universo dos bruxos de Rogwarts, e o resultado é de deixar qualquer “Trouxa” boquiaberto.
A coleção possui maiôs, capas, camisetas de personagens, leggings, camisetas de quadribol e vestidos.
Linha de roupas lançada em setembro de 2013.
  A coleção fez tanto sucesso que a grife lançou uma segunda linha de roupas com a mesma temática em abril deste ano. Mas uma das peças mais famosas da Black Milk é, na verdade, inspirada em outro livro: o mapa da Terra Média de “O Hobbit” se tornou uma grande referência da grife, juntamente com as coleções de roupas inspiradas em Star Wars, Mass Effect e Senhor dos Anéis.
Segunda coleção inspirada em Harry Potter, lançada em abril de 2014:  Hogwarts 2.0
O Senhor pode até ser dos Anéis, mas ficou ótimo nas roupas também, não acha? Haha



E então, professor Snape, gostou das coleções?
  
O melhor de tudo é que ninguém precisa ir até a plataforma  9¾ para comprar as roupas, a Black Milk entrega em qualquer parte do mundo e para adquirir seus produtos é só clicar no link ou dar uma olhada no site da grife.

  Além desses, outros livros ganharam espaço em camisetas, tênis, acessórios e cases de celular, principalmente os best sellers que foram adaptados para o cinema, tais como Jogos Vorazes e Percy Jackson.

 E se engana quem pensa que a literatura nacional ficou para trás nessa “tendência nerd”, pois os clássicos da nossa literatura agora também podem ser vestidos! O blog Chico Rei criou uma linha de roupas inspiradas nos clássicos da literatura brasileira e na sabedoria popular, englobando autores como Drummond e Vinícius de Moraes.
Mas só saia da internet pra ler um livro depois que terminar o post, ein?
   Logo se vê que os livros entraram com tudo na moda, porém, não ficou por isso mesmo e a moda também roubou espaço nos livros. A literatura fashion basicamente se divide em três tipos: história da moda, livros para inspirarem estilos e do tipo utilidade publica, e eu separei algumas dicas que englobam cada uma dessas áreas:
E o Augusto era tão dos Anjos que
foi ficar com eles aos 30 anos :(

1- ...ismos: Para entender a moda: O livro sintetiza períodos marcantes para a moda ocidental, traduzindo épocas de uma maneira fácil e rápida de ler. Um livro básico e ótimo para a primeiro leitura na área. Une ótimas imagens a legendas que facilitam na hora de conhecer artistas expoentes em determinadas correntes e entender suas características próprias.
2-Christian Lacroix e o Conto da Bela Adormecida: O conto da Bela Adormecida serve de inspiração para a bigorafia do estilista Frances Christian Lacroix. Acostumado a deixar as mulheres como verdadeiras princesas, com seus vestidos exuberantes e volumosos de alta-costura, sua história é escrita nesse livro como um conto de fadas. A editora de moda americana Camilla Morton foi a responsável de montar a história entre esses dois mundos. O próprio Lacroix fez as ilustrações da obra.
Que malvada essa Miranda!
3- A Vingança Veste Prada: A continuação do sucesso O Diabo Veste Prada, que originou o filme de sucesso com Anne Hathaway e Meryl Streep, acaba de ser traduzida para o português. A história se passa oito anos depois que Andrea Sachs deixa de trabalhar com Miranda Priestly na revista Runway. Nos dias atuais, ela vive feliz como editora na maior revista de noivas dos EUA, The Plunge, e está prestes a se casar. Mas, sua malvada ex-chefe reaparece em sua vida para atrapalhar todos os seus sonhos e planos. A obra promete ser muito divertida!
4-O império do efêmero: Gilles Lipovetsky critica o fato de a moda ter se tornado uma instituição social ao alcance de todos ao mesmo tempo que  proporciona liberdade de escolha, influencia nas decisões, nos gostos e nos comportamentos das pessoas. Segundo ele, a moda possui poder, pois a partir dela a sociedade passou a seguir uma lógica de consumo baseada no capitalismo e desejo insaciável de compra em coisas fúteis. 
  
 
Quem vai ler agora levanta a mão!
Os livros citados neste post não são difíceis de achar, e mesmo que a internet facilite o nosso dia a dia, nada supre o bom e velho livro que nos faz pensar, questionar, imaginar e criar. Por isso, aproveite e dê uma passada na nossa coluna sobre Cultura, lá a Gabi escreve sobre os livros da biblioteca da escola e dá dicas maravilhosas de leitura.

Espero que tenha gostado do post. Beijos e até a próxima aventura, haha!

Fontes: teoriacriativa.com/ garotasgeeks.omelete.uol.com.br/ blogchicorei.com/ www.colinadotordo.com/ caras.uol.com.br/ Tumblr/ Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal ! Ao fazer comentários, não faça feio, utilize as palavras certas !