sexta-feira, 11 de julho de 2014

Quer dar palpite sobre política diretamente para os políticos? Então, seja um Jovem Senador!

Eu sei que você está perguntando do que eu estou falando, então, vamos as respostas:




    O que é o Projeto Jovem Senador? Como faço para participar?

    • Resposta: O Projeto Jovem Senador é a experiência proporcionada aos estudantes, durante a estadia em Brasília, de vivenciar as etapas de criação de leis no nosso país. Participam do projeto, automaticamente, os alunos finalistas do Concurso de Redação do Senado Federal. 


    Quem pode participar do 7º Concurso de Redação do Senado Federal, com o tema "Se eu fosse Senador..." ?

    • Resposta: Os alunos regularmente matriculados no Ensino Médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, com idade até 19 anos (completos até o dia 30 de setembro de 2014)
    Como faço minha inscrição?
    • Resposta: A inscrição dos alunos é feita, automaticamente, quando a escola envia a redação e a ficha de inscrição à Secretaria de Educação do seu Estado ou do Distrito Federal. Esse envio deve ser feito, rigorosamente, até o dia 22 de agosto de 2014.

    Como faço para a minha escola pública estadual ou distrital participar?
    • Resposta: Todas as escolas estaduais que ofereçam o ensino médio para alunos com até 19 anos, podem participar. Para efetivar a inscrição basta que a escola trabalhe o tema "Se eu fosse Senador ...", preferencialmente em sala de aula, escolha a redação que irá representá-la e a envie à Secretaria de Educação de seu respectivo estado. Em abril de 2014, a  Coordenação de Relações Públicas do Senado Federal enviará às escolas estaduais e distritais, que oferecem ensino médio, um kit contendo todas as informações e formulários necessários para viabilizar a sua inscrição. A listagem das escolas é fornecida anualmente pelas Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.  

      Por que as redações das escolas devem ser enviadas para as Secretarias de Educação de cada Unidade da Federação?
      • Resposta: As Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal são imprescindíveis para a pré-seleção das redações em seus respectivos âmbitos de atuação, uma vez que elas contam com experiência e corpo técnico qualificado para tal tarefa. A Comissão Julgadora do Senado Federal (formada por cinco servidores do Senado Federal e um membro do Conselho Nacional de Secretários de Educação) não analisa todas as redações, mas apenas aquelas que já foram previamente selecionadas em cada uma das unidades da Federação.

      Basicamente, o Jovem Senador tem como objetivo proporcionar aos estudantes do ensino médio conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil, bem como estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal. Para participar da edição de 2014, os estudantes devem elaborar uma redação com o tema “Se eu fosse Senador...”. Os autores das 27 melhores redações — um por unidade da Federação — serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República.

      Não perca tempo e procure a coordenação pedagógica para participar. As inscrições vão até 22 de agosto.

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

      Olá pessoal ! Ao fazer comentários, não faça feio, utilize as palavras certas !