Impeachment de Fernando Collor. Morte de todos os integrantes do grupo Mamonas Assassinas em um acidente aéreo. Eleição de Mandela para presidente da África do Sul. A década da moda fez história, marcou e hoje deixa muita gente com saudades, mas podem ficar tranquilos, pois os anos 90 estão de volta!
Na década da criação do Google, filmes como “As patricinhas de Beverly Hills” e girl groups/ boy bands como Spice Girls e N’Sync fizeram sucesso em meio aos jovens, tornando-se referência de moda no mundo todo, bem como o grunge, um gênero musical que conquistava cada vez mais fãs e contrastava essas referências com seu estilo mais despojado. Devido à riqueza do estilo dos anos 90, muitas tendências da moda atual têm buscado referência na década, porém, sua importância não se limitou apenas a esse ramo: foi cenário de acontecimentos importantes nas áreas sociais, política, econômica, tecnológica, cultural, etc.
E para aproveitar a volta de suas tendências, que tal lembrar um pouco desses fatos marcantes?
Os anos de 1990 abriram a década com mais uma guerra no Oriente Médio –e a primeira televisionada: a Guerra do Golfo. Saddam Hussein acusava o Kuwait de praticar uma política de super-extração de petróleo, a qual causava queda nos preços e prejudicava a economia iraquiana, além disso, reivindicava a devolução de parte do território pertencente ao Kuwait, mas que o governo iraquiano alegava pertencer ao país no passado. Como o Iraque não retirou seu exército do Kuwait, a ONU autorizou a invasão militar do Iraque por um grupo de países liderados pelos EUA.
Mas enquanto os dois países brigavam por território e petróleo, o Jeans ganhava cada vez mais espaço no look da época, usando-se uma combinação de calça jeans e jaqueta no mesmo tom. Essa tendência está de volta em 2014: Jeans com jeans, seja através de tons diferentes na mesma peça ou usando mais de uma. Além disso, os macacões jeans, ou jardineiras, também voltaram com tudo!
![]() |
O ombré -aquele degradê no jeans- continua, seja na mesma peça ou ao combinar jeans com jeans. Nessa tendência, o ideal são os jeans lisos, porém o "rasgadinho" continua em alta. |

Outro acontecimento importante foi a realização da Eco-92 no Rio de Janeiro em 1992. Representantes de cento e oito países do mundo reuniram-se para decidir medidas de desenvolvimento sustentável, com um crescimento econômico menos consumista e mais adequado ao equilíbrio ecológico. Duas importantes convenções foram aprovadas durante a Eco-92: uma sobre biodiversidade e outra sobre mudanças climáticas. Outra medida importante foi a assinatura da Agenda 21, um plano de ações com metas para a melhoria das condições ambientais do planeta.
Nesse clima de proteção ao meio ambiente, os girassóis faziam sucesso nas estampas dos anos 90, bastante usadas em shorts e saias. O sunflower print, ou simplesmente estampa de girassol, voltou e aparece em todo tipo de peça de roupa, mas principalmente em shortinhos e conjuntinhos. Além deles, estampas de frutas e flores em geral têm feito bastante sucesso.
![]() |
Além dos girassóis, bananas, abacaxis e outras frutas têm ganhado espaço nas estampas pelo mundo afora! |
![]() |
Adeus cruzeiro real! |
Em 1994 temos um acontecimento muito importante para a economia nacional: o surgimento do Plano Real. Criado por Fernando Henrique Cardoso, durante o governo de Itamar Franco, o programa tinha como intuito estabilizar a economia brasileira e diminuir a inflação que vinha descontrolada desde o período militar. O Plano Real foi tão bem sucedido que ajudou na eleição de FHC à presidência da república – além de ser uma moeda equilibrada no mercado até hoje.
Outra coisa que fez sucesso na década de 90 e continua firme e forte, como o plano real, é o boné. Anteriormente, marca registrada dos grupos de hip-hop e, praticamente usado apenas por meninos, as abas retas vêm fazendo a cabeça da mulherada em 2014: lisos, coloridos, inspirados nos times de basquete ou de baseball, e até com spikes!
![]() |
Famosas como Cara Delevingne e Rihanna também aderiram ao acessório. |

1994 também foi o ano de uma tragédia nacional: Ayrton Senna, um grande ídolo brasileiro da Fórmula 1,faleceu após sofrer um acidente durante uma prova em Ímola (Itália). Três vezes campeão mundial (88-90-91) e duas vezes vice-campeão (89-93), Senna, considerado um dos maiores pilotos da história do automobilismo, chocou o mundo no dia 1 maio com sua morte. Apesar dessa triste perda, os esportes ganhavam cada vez mais espaço no cenário mundial, principalmente o basquete, que viveu a época de ouro da NBA nos anos 90, com Michael Jordan e Magic Johnson.
Hoje em dia, esse esporte faz sucesso com o number tee, uma releitura das camisetas de basquete. A tendência aparece em moletons, camisetas, top cropped e até em vestidinhos.
Na área da ciência, o ano de 1995 trouxe uma grande conquista: a realização do primeiro processo de clonagem de um mamífero. A ovelha Dolly foi reproduzida artificialmente na Escócia, através de um processo em que se retirou células somáticas mamárias (2n) de um animal adulto para introduzi-las dentro de óvulos anucleados de uma outra ovelha. A ovelha Dolly morreu alguns anos depois da experiência e apresentou características de envelhecimento precoce, porém, o processo é estudado até os dias de hoje.
![]() |
"As patricinhas de Beverly Hills" também serviu de inspiração para a cantora Iggy Azalea em seu novo clipe denominado Fancy. |
E, “clonando” o look de “Barrados no Baile”, o top cropped é uma super tendência que retoma a
barriguinha de fora, muito comum na década de 90. O cropped já virou mania entre as mulheres e uma das maneiras mais comuns de ser usado é em conjuntinho, ou seja, com as duas peças da mesma estampa. Essa que também é uma tendência inspirada em filmes dos anos 90, dessa vez “As patricinhas de Beverly Hills”.
![]() |
O top cropped pode ser usado com saias, sejam longas ou curtas, shorts e calça. É uma ótima opção tanto para um evento mais casual ou mais chic. |
Em 1998 um fenômeno climático afetou várias partes do mundo, conhecido como El Niño, o aquecimento das águas do Pacífico gerou inundações anormais na Bolívia, no Chile, Equador, Estados Unidos e chegou a atingir, inclusive, a África. Já no Sudeste Asiático e na Austrália a seca se propagou, e na América do Sul a quantidade de peixes no oceano diminuiu devido a diferença de temperatura da água.
Enquanto isso, as marcas “inundavam” as estampas das roupas. Moletons, camisetas e jaquetas do Hard Rock Café, Planet Hollywood, Fido Dido e Chanel com a logo bem aparente era uma febre entre os jovens. A logo fever voltou com toda a força e trouxe com ela os moletons: a GAP e a Adidas têm sido grandes representantes da tendência.
![]() |
Os moletons de personagens de desenhos, muito comuns nos anos 90, também têm voltado à cena. O oversized, roupas maiores do que a numeração, também voltou com tudo neste inverno! |

Já no mundo da música, o grunge vinha crescendo e o Nirvana era uma das bandas de maior sucesso da época. Mas, o gênero musical não era apenas conhecido por suas bandas, o estilo dos integrantes se tornaram rapidamente populares, e o grande destaque é a camisa xadrez. Kurt Cobain (vocalista do Nirvana) foi um dos maiores ícones fashion da década da moda, e por isso é a grande inspiração da volta dessa tendência.

Outra tendência inspirada em ícones da música foram as bandanas. Marca registrada de Axl Rose, as bandanas também eram muito usadas por 2pac, rapper estadunidense, e até virou uma peça de roupa nas mãos da Beyoncé.
![]() |
Já as bandanas, podem aparecer de diversos estilos dando um toque no penteado ou em forma de estampas em calças, camisas e vestidos, de qualquer forma são um arraso! |
![]() |
Eu sei que o coala tem pinta de presidente, mas Gorbachev é o de óculos, ok? |
Por último, mas não em ordem cronológica, em 1991 a União Soviética chegou ao fim, apesar de vir enfraquecida desde a queda do Muro de Berlim em 1989. O presidente da época, Mikhail Gorbachev já havia feito tentativas de abertura política e econômica no país, que foram chamadas de Glasnost e Perestroika, respectivamente. Porém, não foi suficiente, e sem conseguir manter tantos países política e economicamente, a Rússia teve de conceder a independência a vários membros da república soviética. Em dezembro de 1991, o fim da URSS foi decretado e no seu lugar surgiu a CEI (Comunidade dos Estados Independentes), uma organização supranacional composta pela Rússia, Bielo-Rússia, Ucrânia,
Cazaquistão e Uzbequistão.
Entretanto, não é só a União Soviética que ficou para trás: coisas como o gel com glitter para o corpo, as gargantilhas de tatuagem tribal, os anéis de dedo do pé, o tererê, as calças baggy e o uso de melissas com meia também devem ficar lá nos anos 90.
![]() |
Pelo menos por enquanto, essas tendências ficam na saudade. |
Pois é, a década de desenhos como "Animaniacs","Teletubbies", "Coragem, o cão covarde", "Doug Funny", "He-man", "Power Rangers", entre outros, e programas como "Castelo Rá-Tim-Bum" e "Friends", deixa saudades em quem viveu nessa época. Mas para aqueles que não viveram, já deu pra perceber o quanto a década foi importante, não é?
Os anos 90 foram marcantes, por isso eles voltaram, e voltaram em grande estilo!
Fontes: clicrbs.com.br / blog.descomplica.com.br/ resuminhobasico.com / Tumblr / Google Images
Vcs consideram o Amélia Santana uma boa escola?? E a recomendariam?
ResponderExcluirSim, eu considero o Amélia uma ótima escola, com bons professores, um bom ensino e com projetos bem bacanas. Além disso, não tem aquela velha frase "os alunos que fazem a escola"? Pois é, foi no Amélia que fiz as melhores amizades e conheci muita gente bacana, ou seja, os alunos de lá também são ótimos. Por isso, eu recomendaria sim, me falavam muito bem da escola antes e não tenho nenhuma decepção quanto às minhas expectativas (:
ExcluirESTUDEI NO AMÉLIA SANTANA DE 1990 ATÉ 1997, TENHO BOAS LEMBRANÇAS DAQUELE TEMPO. UM DIA GOSTARIA DE REVER OS MEUS PROFESSORES!!!
ResponderExcluir